PRERROGATIVAS, UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA!

MATO GROSSO - 28ª SUBSEÇÃO DE ÁGUA BOA

Newsletter


Ir para opção de Cancelamento

Agenda de Eventos

Janeiro de 2025 | Ver mais
D S T Q Q S S
# # # 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31 #

Notícia | mais notícias

OAB/MT é contra aprovação de projeto de lei que regulamenta o PAT

07/12/2012 14:37 | Tributário
    A OAB/MT, por meio da Comissão de Direito Tributário, manifestou-se de forma contrária ao Projeto de Lei nº 83/2012, o qual estabelece modificações substanciais na legislação que regulamenta o Processo Administrativo Tributário (PAT) junto à Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz/MT).
 
    O descontentamento com a medida é antiga, vez que, segundo o presidente da referida comissão, Darius Canavarros Palma, projeto semelhante foi proposto em 2010 (PL nº 349/2010), mas que, no dia da votação, a sociedade organizada, por meio das entidades OAB/MT; Famato; Fiemt; CRC; CDL; Facmat e Sinfate, compareceram à Assembleia Legislativa e conseguiram reunião com o presidente daquela instituição e demais deputados com a finalidade de retirá-lo de pauta.
 
    A justificativa era para que, de forma democrática, com a participação de toda a sociedade, fosse discutido tal PAT em razão da sua importância histórica e da necessidade de se trilhar o caminho da justiça fiscal.
 
    Conforme Darius Canavarros, nos primeiros meses de 2011 o governo, por meio do secretário adjunto Marcel de Cursi, apresentou uma minuta de projeto de lei para que as entidades discutissem e propusessem os aprimoramentos necessários. Todas as entidades promoveram inúmeras reuniões juntamente com a Comissão de Direito Tributário da OAB/MT para estudar ponto a ponto os detalhes do PAT/MT e apresentar sua parcela de contribuição.
 
    As entidades apresentaram ao governo uma minuta de projeto de lei do PAT/MT com as modificações e proposições que entendiam necessárias, mas até a presente data nenhuma delas foi chamada para debater a proposta e finalizar o projeto de lei a ser apresentado.
 
    “Para a surpresa de todas as entidades, o governador, Silvar Barbosa, apresentou em novembro último o PL nº. 83/2012 que versa sobre o PAT/MT, projeto esse totalmente anômalo às propostas das entidades, que não foi sequer apresentado anteriormente às entidades, que macula todo o processo democrático de construção de um verdadeiro PAT para nosso Estado”, lamentou Darius Canavarros.
 
    Na avaliação do advogado, não se pode admitir sua votação sem a participação das entidades e de toda a sociedade. “Diante do verdadeiro aborto ao processo democrático de construção conjunta de um Processo Administrativo Tributário que promova efetivamente uma Justiça Fiscal; do desrespeito às entidades, a toda a sociedade, ao empresariado e principalmente aos contribuintes deste Estado; e, especificamente diante do desrespeito à OAB/MT, aos nossos membros que dedicaram suas energias no estudo e aprimoramento das questões processuais tributárias para ao final ver todo esse esforço democrático ser atropelado por um projeto individual e autoritário, a OAB/MT não poderia deixar de expressar sua posição de ser contrária à aprovação do PL n. 83/2012”, concluiu o presidente da Comissão de Direito Tributário da OAB/MT.
 
    Leia aqui a íntegra do documento.
 
 
Assessoria de Imprensa OAB/MT
(65) 3613-0928
www.twitter.com/oabmt
 



Notícias Relacionadas



Arquivos Relacionados

WhatsApp