14/10/2021 15:36 | DIREITO DOS ANIMAIS
Foto da Notícia: Comissão da OAB-MT participa do resgate de cavalo atropelado e requer providências aos órgãos responsáveis
imgA Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Mato Grosso (OAB-MT) foi acionada por um grupo de ativistas na terça-feira (12), pedindo ajuda para fazer o resgate de um cavalo que foi atropelado em Cuiabá.

O animal estava perambulando em sofrimento, após o acidente, com um corte no peito e ferimento nas patas.

A presidente da Comissão, Glaucia do Amaral, explica que o papel da Comissão não é de resgate e sim de elaboração e sugestão de políticas públicas.
img

“Mas, neste caso, não pudemos evitar de colaborar com o resgate, porque órgãos estaduais e federais estavam fechados, devido ao feriado. A Polícia Militar atendeu à ocorrência, embora também não seja a responsável pelo serviço. Agimos de boa vontade para resgatá-lo, levá-lo até a uma chácara, onde recebeu os primeiros socorros e já está se reabilitando. Agora vai ser necessário buscar recursos para comprar remédios e devemos fazer uma campanha, mas primordialmente vamos procurar os órgãos responsáveis para cobrar providências. Não é possível que a gente considere natural que animais transitem no trânsito desse jeito, sem segurança para eles e as pessoas, e acabem sendo vítimas de acidentes”.

Ela ressalta que há em trâmite um processo na OAB-MT sobre cavalos perdidos no trânsito. E cita que a situação ocorre em outras cidades, como em Guiratinga onde um cavalo morreu acidentado semana passada.

Participaram da ação de resgate, além da presidente da Comissão, mais duas advogadas: Camila Borges e Mariana de Carvalho Perri.

Keka Werneck

Instagram @oabmatogrosso